sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

"Eu é um outro"



Alguns dos objetos deixados pelos espectadores da performance "Estratégia nº1:entre" e expostos na instalação subsequente "Eu é um outro", de 2007. Os espectadores levavam um botão de uma caixa antiga recheada de botões velhos, que tinha pertencido à minha vó, e , em troca, deixavam alguma coisa que tivessem consigo. Moedas, fotos, balas, cabelos, unhas, sonhos escritos, receitas médicas, .... o que estes objetos falam das pessoas que os deixaram? o que eles falam sobre a relação que se instalou no encontro de performer e espectador durante a performance? o que os objetos materializam das experiências ? objetos e fotos podem criar a permanência da experiência, sendo esta de natureza tão efêmera?

Pensei tb em Proust, as calçadas, as madaleines, as memórias evocadas pelo concreto, pela experiência física das sensações ligadas aos sentidos, à relação do corpo no espaço e tempo, um tropeço no paralelepípido, o gosto de um bolo, a forma de um objeto, o cheiro de um perfume, a textura de uma parede.

Pensei no livro Metáforas da Vida Cotidiana, onde os filósofos e linguistas Geroge Lakoff e Mark Johnson fazem uma super análise dos enunciados da linguagem cotidiana para mostrar como a nossa linguagem revela um sistema conceitual metafórico que rege tb nossos pensamentos e ações. Tem uma passagem em que eles se detêm sobre a análise sobre as metáforas envolvendo categorias espaciais (tô por cima; falei pelas costas, de cú para a lua, te sinto distante, etc.) e concluem como nosso pensamento e sentimentos vem junto com nossa experiência física e concreta do mundo. Espaço não é alguma coisa que está alí, à espera de ser ocupado. Somos o espaço,ele faz parte de todas as nossas relações e nosso atos e pauta nosso sistema de pensamento - tropçar no paralelepípido, ser jogado para o alto pelos irmãos, morar em casa grande, morar na favela, .....

Luis Camillo Osório diz que quando queremos transformar alguma coisa na nossa vida, podemos começar mudando a organização dos móveis em casa. A mesma relação de instabilidade e readaptação que a mudança espacial acarreta acontece tb no pensamento como um todo, abrindo o espírito para novas formas de perceber.
fui longe...

Nenhum comentário: